quinta-feira, 4 de julho de 2013

Desastre anunciado ou realmente Cabedelo não é Capim

Prefeito de Cabedelo - PB
Crédito: Marcos Matias
 
Analisando comentários em alguns portais da grande João Pessoa sobre a “crise” na prefeitura de Cabedelo e segundo dizem os internautas: “Luceninha será pior que Dr. Júnior”…fico e deixo a indagação para minha meia dúzia de leitores pensarem: Desastre anunciado ou realmente Cabedelo não aprendeu à votar? – Eu não acho nem uma coisa nem outra? Ou melhor: tudo tem a ver com uma coisa e outra, claro. Mas, claro que Luceninha (foto) não é um  Edvaldo Freire (PMDB), do município de Capim que segundo a imprensa, vai conduzindo sua gestão na pequena cidade do Litoral Norte da Paraíba, “aparecendo” uma vez por semana.
 

Luceninha foi vereador, presidente do Poder Legislativo e um político conhecido como de “bom coração”, agora, na hora de “mandar”, sempre deixou que as suas “amizades” determinassem o ritmo de suas ações. Nesse diapasão, Leto Viana que também exerceu as mesmas prerrogativas do atual prefeito, seria o “contrapeso” dessas ações. Mas, chegaram às urnas, “separados” pelas “amizades” de conveniência de eleição.
 
Leto Viana é um baita empresário e uma espécie de “Midas”, pois, é sempre bem sucedido nos negócios, embora seja extremamente desconfiado com todos e na avaliação dele, todo homem tem um “peso” e um “preço”. Isto não quer dizer que Leto Viana seja “desumano”, um cara que “mede” o semelhante pelo “valor” do que lhe pode dar em contrapartida em seus “investimentos”. Absolutamente. Na visão de Leto Viana é que como empresário, o “investimento” renda dividendos que lhe permita ter “capital de giro” para investir mais. Lógica de quem investe. Nada mais.
 
O que é certo implica em que quando alguém recebe um “cargo de confiança” é para corresponder à essa confiança, perdendo ou ganhando. De pronto não concordo que os que estão abandonando o “barco” do atual prefeito estão saindo por falta de condições de “trabalho” ou de “salários”. Condições se criam. Eu vivi isto por longos por 18 anos nas gestões dos prefeitos Sebastião Plácido, Edézio Rezende e Zé Régis. Com exceção de Plácido (que dava tarefas, mas dava condições), com os outros criei inúmeras para que a “máquina andasse”.
 
Luceninha não precisava dessa avalanche de partidos “coligados”, porque nenhum “dá de graça” seu apoio. Presidentes e “diretorianos” “negociam” “condições” futuras de “compensações” para ratificar o “apoio” nas eleições. E 19 desses “p – a – r – t – i – d o s”, colocaram o atual gestor nessa “sinuca de bico”. Agora, o que acontece para que gestores “caiam na desgraça”, uns depois de anos e outros como Luceninha, em poucos meses? Saber dizer NÃO no tempo certo, dizer SIM em igual intervalo de tempo. Nesse quesito o prefeito ERRA feio.
 
É notório o desrespeito com que seus “amigos” o tratam, são os que lhe chamam de “cabeludo”, confundindo a pessoa do prefeito com a “pessoa” do “cabeludo”. Onde já se viu chamar um prefeito (a maior autoridade de uma cidade) de nomes impublicáveis que incluem “M…”? – Onde já se viu um prefeito deixar um gabinete entregue à pessoas recalcadas que tratam mal quem procura o Alcaide para solucionar algum problema? Luceninha não tem mais amigos, tem feras que o querem devorar! Realidade mais cruel, nenhum ser humano merece.
 
Mas, quando se governa como dizem “especialistas” em psicanálise: o poder “embriaga”, “embrutece”, “idiotiza” o que “governa”. Será? Eu vivi e assisti muitos brutos, muitos idiotas e muitos embriagados e; geralmente do “segundo escalão” para baixo, que “perseguem”, “criam confusões” e se “embriagam” com um “cargozinho” passageiro. Prefeito precisa de pessoas que produzam, sejam focadas nos seus cargos e suas funções. O “coladinho” do lado, no gabinete, nas “andanças” do Executivo… são os ‘vermes’ de quaisquer administrações! Quem trabalha não tem tempo para achar tempo de sempre “elogiar”, “dar tapinha” e “afagar” o “ego”, de prefeito nenhum.
 
Quem presta para uma administração, geralmente não concorda com 100% do que o prefeito faz e por isso é perseguido (quando não por ele, por vermes que o acompanham). Eu acredito que Cabedelo e seu Povo sabe votar. Mas, tenho certeza que os que estão empossados pelo prefeito e estão “pisando” o povo, devem receber o repúdio, começando pela ação firme do próprio prefeito, DEMITINDO ESTAS FERAS! Luceninha deve, repito: pautar uma agenda em que o seu vice lhe auxilie em resolver problemas de infraestrutura, dentre outros.
 
À quem interessa separar quem se juntou para se elegerem “juntos”. Dessa forma, separando, aí sim, o povo é o ‘palhaço’ da história, porque a pseuda “união” de campanha não passou de engodo para atrair os eleitores e, eleitor não é “xira” somente, eleitor é “traíra”. Leto Viana neste quadro deveria já ter sido chamado pelo prefeito, para cuidar do que ainda não se conseguiu fazer na cidade que está mal iluminada, suja, esburacada, sem atendimento adequado nas áreas de saúde, educação, segurança e outras essenciais.
 
Maioria em Câmara Municipal não significa nada, é como meretriz que “dá” para o “cliente” até enquanto ele paga. Quando não paga, não tem “direito” de querer o “amor vendido”. As coisas estão tão ruins em Cabedelo (e não é mérito só dela) que um vereador classificou que a Câmara da nossa Cidade era um “covil de cobras”. O vereador tem suas razões, está vivendo a “realidade”, “pós-urnas”. Quando um secretário de comunicação tem de sair às ruas e atuar (eu aplaudo a ação delegada pelo prefeito) como secretário de urbanismo, fazendo mutirão de limpeza e iluminando as ruas, algo está errado, mesmo.
 
Eu tenho experiência em comunicação social e fica difícil fazê-la, dizer ao povo que o governo está “funcionando” quando o “desvio” de função por incapacidade de “outros”, prevalece. Registro aqui que para que todas as outras secretarias “funcionem”, a de transportes é essencial e o secretário Rogério Santiago tem dado conta do recado, pois, a logística está sendo dada. Wellington Costa está na comunicação, “alijado” com pessoas que não correspondem ao que se espera de Social Media Managers e Personal Relations Managers.
 
E por que, por exemplo, Costa sofre com a deficiência da comunicação? Porque os “indicados” para a pasta por outras pessoas que fizeram parte da “mega” coligação que elegeu Luceninha e Leto, estão deixando à desejar. Tenho guardado textos sofríveis tanto no site quanto nas redes sociais e, olhe que alguns se “arvoram” jornalistas “diplomados” (rsrsrs). Sabe quando o que me faz sofrer, mas me diz a VERDADE e quando o que me elogia apenas para me AGRADAR, mas me faz um perfeito IDITOTA? – É preciso escolher entre o remédio amargo “que me cura” e o “placebo que me leva a sepultura”.
 
Essa é a hora, prefeito: romper com as correntes que lhe prendem. Reunião de “base aliada”, de “secretariado alienado”, acaba sempre em mais “cobranças” e quase sempre, não dá em nada, principalmente quando entre os “reunidos”, nem todos foram escolhidos pelo senhor prefeito. Eis a diferença entre o “indicado” e o “escolhido”. Mas, cabe ao senhor decidir: que persigam os inocentes, os pequenos, os assalariados e os que por uma decisão Divina tem sobrenome de outros que não lhe apoiaram politicamente. Está focado um GRAVE ERRO em perseguir pelo sobrenome, quando se sabe que o “sangue” fala mais alto, pois, existe DNA diferente, CPF diferente.
 
Não são 70% que lhe devotaram o voto, são 100% que querem que o senhor prefeito, trabalhe para 100% e mostre que entre o Luceninha prefeito e o “Luceninha cabeludo” dos “amigos”, o Povo pouco se interessa pelo segundo! A decisão é sua: “Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido”. (Friedrich Nietzsche)
 
    Marcos Matias
radialista/jornalista

4 comentários:

  1. Luceninha não diz a que veio ele esta se queimando na cidade sera lembrado em cabedelo por muito tempo como o pior prefeito superando a te mesmo o ex-Dr-junior eita luceninha veio de peia é bem assim não fez nada não fez nada luceninha não fez nada nem vai faze

    ResponderExcluir
  2. Luceninha não fez nada não fez nada não fez nada nem vai fazer esse esta superando ate o ex -prefeito Dr- junior

    ResponderExcluir
  3. Vc disse tudo, Marcos. Quem realmente quer trabalhar pela cidade, ficou fora das "escolhas". Agora, que o prefeito esta precisando de Auxiliares de verdade, o caos se instaurou. Haja incompetencia.

    ResponderExcluir
  4. Marcos, você foi direto ao assunto, e mostra toda verdade em relação àqueles que estão de espreita de um vacilo de Luceninha. Parabéns pela página!

    ResponderExcluir