quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Coleta de lixo volta a normalidade em Cabedelo mesmo em face do rompimento do contrato entre o Município e o Grupo Marquise

O Mutirão foi o primeiro passo para dizer: Cabedelo Não Se Deixa Vencer!
Para muitos que ficam “tirando uma” dizendo que eu “canto a bola”, até me chamam de “adivinho” e que me antecipo aos fatos, nada mais falso. Seria ridículo da minha parte mesmo é se eu sendo um sujeito experiente com mais de 22 e meio prestando serviços em nível Municipal em Comunicação Social e não soubesse para onde o curso do Rio poderia se desviar, visto que água de rio quando encontra montanhas, “contorna” seu obstáculo, em direção ao mar.
Na manhã desta quinta feira o prefeito Leto Viana como já era esperado e eu neste caso “cantei mesmo a bola” aqui no site em matéria anterior dizendo que cabia ao mesmo o direito de reincidir o contrato com a empresa Marquise se quisesse; e aconteceu. O que não podia era meia dúzia de fanáticos metidos à black Bloc de esquina ficar insuflando alguns incautos a jogarem lixo na rua e depredarem o patrimônio público. Os mesmos que nesta quinta feira dia 13/02 numa sessão da Câmara onde esteve presente o prefeito (trago sua fala amanhã), “chiaram” dizendo que não aceitavam o titulo de patrocinadores de baderna.
Seja qual for a posição política ou partido politico, o que cabe a um parlamentar ou mesmo a um prefeito, é cumprirem metas e ações em beneficio do Povo que lhes paga o salário e não tentar como num jogo de “damas”, jogarem xadrez como se dados fossem! Cabedelo assim como o Brasil está cansado de salvadores da Pátria, agitadores culturais ou outras nomenclaturas que indicam “manipulação de massas” em favor de causas não Republicanas, como a que matou o cinegrafista da Band por dois imbecis de “dupla face”, assassinos.
A prefeitura agora está livre segundo o que já foi acordado em presença do MP, em contratar outra empresa que cumpra suas obrigações com a cidade e não fique posando de “boazinha” para com a população quando o assunto é de mera formalidade comercial de prestação de serviços. É claro que a TV Tambaú subsidiária do Grupo Marquise poderá continuar com matérias diárias ou pontuais com denuncias de parlamentares ou não, porque seu período de prestação de serviço acaba precisamente no dia 26 deste mês. Como eu não vou chorar, eu acho que o Povo não vai também, pois, com certeza teremos outra empresa recolhendo o lixo da cidade de modo melhor.
No meu texto anterior eu já previa: o Ministério Público da Paraíba deixou claro que serviços de recolhimento de lixo são essenciais, de caráter continuado e ininterrupto, portanto, de acordo com o TAC assinado pela partes, “a suspensão ocasionou o acumulo de resíduos sólidos nas vias e logradouros, trazendo danos aos munícipes, ao meio ambiente local e consequente prejuízo à saúde pública, provocando estado de emergência e calamidade pública ...surpresa? Para mim, nenhuma, o papel do MP foi cumprido para calar a boca de alguns que foram a TV Tambaú dizer que o MP estava sendo relapso.
Portanto do contrato entre a Marquise e Prefeitura de Cabedelo assinado sob o numero 125/2010 está CANCELADO! E como eu também disse anteriormente, cabe ao prefeito mandar abrir processo licitatório para quem quiser e tenha condições de prestar serviço continuado de recolhimento de lixos e resíduos da cidade de Cabedelo, dentro de um preço razoável e que não use a mídia para fazer mais propaganda do que propriamente recolher o que ‘rezava’ no contrato.
Assim, encerra-se mais um capitulo em favor da Cidade Que Não Sabe Ser Vencida. O prefeito foi duro em suas palavras, deixou claro que não queria prejudicar ninguém, mas muitos apostaram que ali estava um “Luceninha” que não tinha pulso para tomar decisões. Ledo engano, Leto Viana não quer entrar para a história como incompetente e agindo dentro da legalidade resolveu como deveria; o problema que atormentava a população que era o lixo acumulado em diversos pontos.
Resta agora uma grande campanha de conscientização e uma renovação de costumes porque é notório que alguns em detrimento do direito de outros, deixam o carro do lixo passar e jogam o lixo logo após, assim como outros não esperam a coleta diária e jogam o lixo a luz do dia em Praças públicas sem se preocupar que sua “sujeira” não é boa para vizinhos e assemelhados. Mas, para isto haverá monitoramento e a Lei que está em vigor que proíbe colocação de lixo na rua, certamente alcançará esses “porquinhos”.
No mais, bola pra frente, menos papo furado e “videozinhos” de facebook e mais ação, gestão de crise e que todos entendam que Cabedelo não é de poucos, mas é de todos nós. Isto implica dizer que TODOS DEVEM CUIDAR DELA E NÃO POR MOTIVOS MESQUINHOS, TENTAR INFLUENCIAR O SEU FUTURO NEGATIVAMENTE.
Antes que outros tentem influenciar os funcionários de carreira com falsos alarmes, a se confirmar que o prefeito está estudando ou já enviou projeto de Lei revogando a famigerada incorporação que foi um descalabro com alguns que passavam 03 meses num cargo comissionado e incorporaram gordos salários; pensemos somente em números: Se foi verdade que a gestão anterior incorporou mais de 117 “sortudos”, o Município economizará cerca de R$ 1.170,000,00 (Um milhão cento e setenta mil reais), mensais. Para chegar à números assim, como disse o prefeito, "eu não tenho compromisso com ninguém", estivesse ele como Luceninha estava na "mão" de grupos que lhe levaram a ruína política, seria mais um na "ciranda" de correligionários.
Eu estou analisando informações chegadas a redação, mas trarei números exatos caso se confirmem; o cuidado do prefeito em rever situações caso a caso sem cometer injustiças, será um passo crucial à Moralidade Pública. Se a Lei diz que para incorporar salários o sujeito tem que passar 10 anos em um cargo de secretário, por exemplo, não se pode aceitar que “mágicos” tenham passado a ganhar mais de 10 mil reais da noite para o dia, contando alguns 03 meses, 01 mês, 06 meses apenas e por ai vai...se o prefeito economizar esse dinheiro, o Povo tem que agradecer ao prefeito Leto Viana por tamanho zelo. Carpe Diem.

   Marco Matias         
radialista - jornalista

Assista o vídeo e compreenda que quando o prefeito disse "vou precisar da Câmara", não significou dizer "serei refém..." - Poderes devem ser harmônicos e independentes entre si como diz a CF, não imagens distorcidas de um espelho convexo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário